-
ensino e cultura afro-brasileira e africana
Lei 10.639/03
Iniciamos nossa trajetória de imersão nos colégios públicos da cidade de Niterói/RJ, no ano de 2015. Ao longo deste período observamos questões recorrentes nas diversas instituições envolvidas, apesar de se tratarem de espaços distintos, localizados em regiões diferentes. Esta recorrência de incidentes discriminatórios no espaço da sala de aula foi contemplada pelos projetos que elaboramos, além de dar origem a esta seção. Estes incidentes diziam respeito, principalmente, à presença de situações envolvendo racismo, homofobia e outras questões relacionadas a gênero. Sabemos que situações dessa natureza não se restringem ao espaço escolar e nossa sociedade, muitas vezes, naturaliza e institui esse tipo de ação em nossa organização social seja no espaço público ou privado.
Este conjunto de fatores nos levou a ampliar esforços no investimento de um trabalho que possibilitasse abordar estes assuntos, de maneira pedagógica, respeitando e compreendendo as singularidades dos sujeitos e atuando em conformidade com a Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e africana nas escolas. Desse modo, um rico levantamento bibliográfico foi realizado e tem nos inspirado a propor e a implementar ações pedagógicas no ambiente escolar, pautadas por estas temáticas. Esperamos que os materiais produzidos pelo grupo e as demais informações que aqui compartilhamos contribuam com a realização do trabalho desenvolvido por outros docentes.
LEI N° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. -
Autora : Ana Paula Silva de Jesus - Licencianda em História - UFF e Integrante do grupo PET/Conexões de Saberes - Grupo Licenciaturas. Mulher Negra e Cotista.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Materiais de apoio político e pedagógico
Principais assuntos debatidos nos meios de comunicação sobre a temática.
Conheça algumas das principais referências relacionadas às questões raciais.
Conheça alguns dos nomes envolvidos na produção cultural negra afro-brasileira. Artistas, intelectuais, entre outros, que contribuíram para o fortalecimento da luta do movimento negro.
Filmes, Documentários, musicas.
Metodologias, materiais didáticos e dinâmicas.
Toda semana uma nova informação será acrescentada em nossos acervos, categorias e blog. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de novos conteúdos incorporados.
Conheça também...
No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituição pública voltada para a promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares (FCP) - entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A FCP comemora meio quarto de século de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras do Brasil, como patrimônio nacional.
Disponível em: Fundação Cultural Palmares - http://www.palmares.gov.br/?page_id=95
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o CIDAN - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
Disponível em: A Cor da Cultura - http://www.acordacultura.org.br/
GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundado em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.
Disponível em: GELEDÉS Instituto da Mulher Negra - http://www.geledes.org.br/geledes-missao-institucional/#gs.YC5gWco
Acervo de Obras
Conheça alguns dos principais nomes que discutem temas envolvendo a questão racial
Página em construção, pedimos sua paciência. Obrigada!
Espelho, espelho meu!
Conheça influentes nomes envolvidos na produção cultural negra afro-brasileira.
Artistas, intelectuais, entre outros, que contribuíram para o fortalecimento da luta do movimento negro.
Página em construção, pedimos sua paciência. Obrigada!
Acervo de Mídias Audiovisuais
Filmes, Documentários, musicas.
Filmes, documentários e músicas
Planos de Aula
Metodologias , materiais didáticos e dinâmicas.
Página em construção, pedimos sua paciência. Obrigada!
Em Debate...
Principais assuntos debatidos pelos meios de comunicação sobre a temática